terça-feira, 16 de dezembro de 2014
domingo, 12 de outubro de 2014
Como Colocar os dedos no violino-Para Inicintes
já tem uma base do violino.
Agora você pode clicar sobre a posição do dedilhado acima para ouvir a nota correta. No violino, deslize o dedo para cima ou para baixo lentamente até que ele fique com o som semelhante a da nota aqui. A mão esquerda é usada para pressionar sobre as cordas. O berço do braço do violino fica entre o polegar e o dedo indicador, utilizando o polegar para suportar o peso do violino.
Dedo 1.
Dedo indicador.
Dedo 2.
Dedo anelar.n
sábado, 2 de agosto de 2014
Técnicas do Violino
Técnicas do Violino
- Pizzicato (beliscado) [produzido pela mão direita]: Os violinistas nem sempre usam o arco quando tocam. O pizzicato consiste em tocar as cordas com os dedos, dando pequenos puxões ou beliscadas. Raramente o pizzicato se estende pela melodia inteira, e quando se lê na partitura a palavra arco os executantes interrompem o pizzicato e voltam a usar o arco.
- Vibrato (vibrado) [produzido pela mão esquerda]: Uma das importantes técnicas de instrumentos de cordas. Existem 3 tipos de vibrato: o de dedo, o de punho e o de braço. Consiste em fazer o som vibrar, formando uma flutuação mínima na afinação da nota, para cima e para baixo. O vibrato de dedo é para passagens mais rápidas. O de punho é o mais comum, e o de braço é para expressar com certa força, paixão, drama um trecho. É usado sobretudo em notas longas.
- Corda dupla [técnica de arco]: Significa tocar, ao mesmo tempo, em duas, três cordas ou até mesmo quatro cordas, e consequentemente duas, três ou quatro notas (sob a forma de acordes), de uma só vez. É possível tocar três ou quatro cordas simultaneamente, sob a forma de acordes, porém pode-se sustentar apenas duas adjacentes.
- Harmónico ou Flautado [produzido pela mão esquerda]: Notas suaves produzidas pelo toque muito leve com a polpa dos dedos em pontos estratégicos sobre a corda. Assemelham-se às notas da flauta e são usadas com mais frequência na música moderna.
- Glissando (deslizando)[produzido pela mão esquerda]: O violinista escorrega o dedo sobre a corda, tocando todas as notas dentro do intervalo tocado, o que permite que todos os sons interpostos sejam ouvidos. Os glissandi aparecem quase exclusivamente nas músicas do século XX.
- Sul ponticello (sobre o cavalete)[técnica de arco]: Indica que o violinista deve passar o arco próximo ao cavalete, o que origina um som de timbre brilhante e estridente.
- Sul tasto (sobre o espelho) [técnica de arco]: Indica que o violinista deve tanger o arco próximo ao espelho, o que origina um timbre velado e mais suave.
- Col legno - Termo italiano que significa Com a Madeira. Este golpe de arco consiste na rotação da vara de modo a percutir as cordas com a madeira da mesma. Frequentemente utilizado em orquestra.
segunda-feira, 14 de julho de 2014
domingo, 13 de julho de 2014
Dicas e Cuidados Com Seu Instrumento:
- Segure o violino pelo braço jamais aperte o corpo do instrumento,pois a caixa harmônica do instrumento é delicada, poderá quebrar se for muito pressionada.
- Guarde seu instrumento em local seco e arejado, longe de umidade.
- Não deixe o instrumento exposto ao sol.
- No transporte, verifique onde será colocado o instrumento,se estará em ambiente climatizado e devidamente alojado.Nuca deixe seu instrumento no porta malas do carro em um dia quente/ensolarado.
- Limpe seu instrumento com uma flanela seca, limpa e macia, sempre apos o uso, para não acumular pó de breu.
- Para maior segurança,cole uma etiquete na caixa/estojo do instrumento com seu nome e número do telefone.
- Evite pegar o arco pela crina,pois a oleosidade das mãos passa para a crina, prejudicando a aderência do breu.
- Sempre solte as crinas de seu arco ao terminar de tocar, evitando assim a deformação da madeira do seu arco.
- No caso de quebrar o arco,jamis cole em casa. Passe uma fia adesiva para manter as partes unidas e leve a peça para o Luthier.
- Evite soltar o parafuso do arco por completo, pois se o talão girar dentro da crina, sera difícil corrigir.
- Use o breu apenas quando necessário, pois o excesso de breu suja o instrumento e ocasiona um som 'arenoso'
terça-feira, 17 de junho de 2014
Violino Stradivarius
O som inigualável dos Stradivarius, os violinos italianos fabricados há 300 anos, foi colocado em xeque por um "teste cego" realizado com violinistas solistas de fama internacional: a maioria deles preferiu um instrumento moderno.
Para esse exame, pesquisadores franceses submeteram 12 violinos a esses concertistas - seis modernos e seis antigos, entre eles cinco Stradivarius.
Os pesquisadores pediram aos músicos que escolhessem o violino para ter como substituto em uma hipotética turnê de apresentações.
Os solistas testaram todos os instrumentos em uma sala de concertos de 300 lugares e uma mais ampla em Paris, acrescentam os pesquisadores, cujo estudo aparece na última edição da "Proceedings of the National Academy of Sciences".
Cada teste durou mais de uma hora. Os músicos não tinham como identificar visualmente os instrumentos, já que os modernos receberam um tratamento que os deixou parecendo antigos.
Os autores do experimento afirmam que seis dos dez solistas preferiram um violino moderno. Um desses instrumentos parece ter se destacado dos demais.
Nenhum dos dez violinistas conseguiu adivinhar a idade dos diferentes instrumentos, nem distinguir violinos antigos de modernos.
Esses resultados desafiam a opinião sedimentada de longa data de que os Stradivarius têm qualidades tonais que não podem ser igualadas pelos instrumentos modernos, concluem os autores da pesquisa.
Fabricados pelo mestre artesão Antonio Stradivari no século XVII, esses violinos valem milhões de dólares. Hoje, os melhores violinos fabricados custam US$ 50 mil.
Há tempos, músicos e cientistas tentam explicar porque o som dos Stradivarius é tão extraordinário. As teorias vão desde a madeira utilizada, proveniente de castelos e de catedrais antigas, até o emprego de um verniz secreto.
Outros cientistas defendem a teoria de que um período extremamente frio na Europa entre 1645 e 1715 teria melhorado a qualidade da madeira dos instrumentos.
domingo, 15 de junho de 2014
Violino 'que não parou de tocar' em naufrágio do Titanic
quarta-feira, 11 de junho de 2014
domingo, 11 de maio de 2014
VIOLINO STRADIVARIUS VIOTTI BY PLANDER
Foi aluno de Nicola Amati e se destacou pela grande habilidade com que construia seus instrumentos, tornando-se a maior referência do mundo na área.
A obra do mestre é classificada em três períodos. O primeiro em que copiava seu mestre Nicolo Amati. O segundo em que começou a desenvolver seu estilo próprio, mas ainda com forte influência de Amati. E o último que é chamado de período de ouro.
Diz a lenda que o violino foi presenteado a Viotti por Catarina II a Grande, imperatriz déspota da Russia entre 1762 e 1796.
O instrumento também é conhecido como Viotti/ex-Bruce em virtude de seu penúltimo dono ser John Bruce, como é de costume nominar instrumentos antigos por especialistas. O instrumento foi comprado de John Bruce pela Royal Academy of Music pelo valor de 3,5 milhões de libras esterlinas em setembro de 2005.
Foram utilizadas madeiras de alta qualidade e acabamento antiguizado, ótimo trabalho de lutheria em geral.
A montagem foi feita com acessórios em boxwood com detalhes em ébano.
Foram instaladas cordas Dominant com mi de aço revestidas de alumínio, cavalete Despiau com ajuste profissional com incrustração de osso na corda mi.
O instrumento é vendido sem estojo, arco, breu ou qualquer outro acessório.
Acessórios podem ser adquiridos separadamente.
http://www.plander.com.br/P-000007680_005687-VIOLINO-STRADIVARIUS-VIOTTI-BY-PLANDER.aspx
sábado, 22 de março de 2014
sexta-feira, 21 de março de 2014
Vocês sabiam que...
#Ana